segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Pinturas nas cavernas, mídia impressa e os blogs

Os blogs surgiram em agosto de 1999 com a utilização do software Blogger,da empresa do norte-americano Evan । O software fora concebido como uma alternativa popular para publicação de textos on-line, uma vez que a ferramenta dispensava o conhecimento especializado em computação। A facilidade para a edição,atualização e manutenção dos textos em rede foram – e são – os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão.A ferramenta permite, ainda, a convivência de múltiplas semioses, a exemplo de textos escritos, de imagens (fotos, desenhos, animações) e de som (músicas, principalmente).

Mas, o que nos interessa é o que esta evolução transforma no indivíduo e na sua maneira de se posicionar socialmente.

As pinturas das cavernas feitas por nossos ancestrais nômades imprimem a identidade do homem primitivo e suas sensibilidades, são informações postadas de caverna em caverna, marcam território, estabelecem a história, divulgam o conhecimento.
A interação daquela época podia durar meses ou até anos, hoje, em milésimos de seguntos podemos ter, nas palavras de Hugh Hewitt, uma infestação.

A palavra que talvez devessemos refletir - infestação.

Acontecimentos e idéias

"Há acontecimentos e idéias. Acontecimentos são ocorrências concretas. Idéias não" (BLOG: Entenda a revolução - Hugh Hewitt, pag 118)

Hoje em dia, falamos em ciberespaço, união das mídias, web 2.0, isso quando queremos resumir o avanço tecnológico e suas transformações na vida das pessoas do mundo inteiro.
O indivíduo, mais uma vez procura desesperadamente pertencer, busca uma identidade.Este sentimento de pertença agrega o de segurança, atualidade, tecnicidade. Os blogs permitem uma interação, um contato com a informação, com a idéia e com o acontecimento que não é hegemônico, permite expressões das mais grotescas as mais áureas. Este blog tem a pretensão de postar temas e resenhas que enriqueçam o conhecimento sobre ele mesmo...

Mauricio Valentini