quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Os blogueiros são as mesmas pessoas

“Os blogueiros são as mesmas pessoas que eram há alguns anos. Mas hoje eles não precisam convencer ninguém a ter o direito de convencer alguém....O blog é apenas um novo modo de transmitir essa escrita, um meio que ignora completamente todos os editores.O público é o editor...”Blog: Entenda a revolução (Hugh Hewit – ed Thomas Nelson Brasil)

Hoje, no calcar da leitura deste livro sobre a revolução blogueira, onde HEWIT é um famoso jornalista político no EUA, e descrever os fenômenos dos blogs neste sentido, a frase “ Os blogueiros são as mesmas pessoas que eram há alguns anos” me intrigou. Como assim “eram”?No entanto, um pouco mais a baixo retrata a libertade de ser blogueiro... Liberdade?E para misturar um pouco mais, tentei me encontrar nos textos da Grigoletto que trata das práticas identitárias , onde “ parte do pressuposto teórico de que as identidades são construções social e culturalmente situadas, em oposição a uma suposta essência subjetiva que engendraria a identidade de cada indivíduo. Como conseqüência dessa construção social, entende-se que as identidades são formadas na relação inescapável e necessária com a alteridade” E ainda..“... faceta que muda a cada instante em que o sujeito efetivamente diz o que tem a dizer”(SOUZA)Então, misturando tudo todo mundo pode estar certo e completamente errado.Gente! Sinceramente preciso de ajuda.

Talvez HEWIT, se expresse no sentido de demonstrar a fidelidade do blogueiro, das pessoas que criaram o hábito de blogar e que uma das motivações é a questão de não ter que pedir permissão a ninguém, no entanto, sua colocação fica um pouco contraditória quando afirma “ O público é o editor”, pois se isto for verdade, somos “ assujeitados de alguma forma a ele e por ele.Assim ocorre a alteridade descrita por Grigoletto como conseqüência das construções sociais e da suposta essência subjetiva que elabora a identidade dos individuas. Tudo é móvel e volátil, e como diria BAUMAN : É LIQUIDOPor isso, que em um sentido mais amplo, o blogueiro que começou este texto já não é o mesmo que o encerra...