quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Um parênteses nos temas – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Na Universidade de Verão deste ano (2008), ministrei uma oficina intitulada “ BLOGS E INTERNET” que, basicamente relatou a história, a importância e as transformações que as TICs vêem ocasionando na vida dos indivíduos. No entanto, o mais interessante é que foi possível medir alguns fenômenos que ocorrem.
Na dinâmica da oficina, estava previsto que os alunos dessem uma “BLOGADA”, para tanto, utilizamos uma ferramenta desenvolvida na própria universidade e construímos um blog colaborativo. Os indivíduos podiam escolher e criar suas áreas e definir o que gostariam de blogar. Até aqui sem novidades, porém numa segunda fase, cada aluno deveria escolher aleatoriamente 03 áreas (blogs) para comentar o post, o resultado foi o seguinte, desta pequena comunidade de alunos iniciantes (30);

- Dos blogs mais acessados e comentados, seus criadores relataram que agiram com honestidade e pegaram assuntos que estavam em alta, na moda.
- Outros relataram que usufruíram da relação com os amigos para alavancar seus acessos
- tivemos a seguinte estatística: foram 67 comentários, sendo que, os mais votados tiveram 08 e 07 e ficaram na "crista da onda" nos acessos. Os demais comentários ficaram na faixa dos 5, 3, 2,1 e nenhum.

Alguns pensamentos e questionamentos:
Porque uns foram mais procurados e blogados, se todos tinham as mesmas condições?
Porque as pessoas blogam?
Porque é tão eclética a busca pela tecnologia e o expressar-se
Quais são as preocupações de quem bloga?
Será que a sensação de imersão é geral?
Quais as conseqüências?

Resolvi relatar esta experiência porque de tão simples veio a confirmar algumas teorias que tenho estudo sobre as transformações causadas pelo advento das tecnologias de comunicação.Caso queria conferir o resultado é só acessar: WWW.unifran.br/blog/univerao/