segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Pinturas nas cavernas, mídia impressa e os blogs

Os blogs surgiram em agosto de 1999 com a utilização do software Blogger,da empresa do norte-americano Evan । O software fora concebido como uma alternativa popular para publicação de textos on-line, uma vez que a ferramenta dispensava o conhecimento especializado em computação। A facilidade para a edição,atualização e manutenção dos textos em rede foram – e são – os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão.A ferramenta permite, ainda, a convivência de múltiplas semioses, a exemplo de textos escritos, de imagens (fotos, desenhos, animações) e de som (músicas, principalmente).

Mas, o que nos interessa é o que esta evolução transforma no indivíduo e na sua maneira de se posicionar socialmente.

As pinturas das cavernas feitas por nossos ancestrais nômades imprimem a identidade do homem primitivo e suas sensibilidades, são informações postadas de caverna em caverna, marcam território, estabelecem a história, divulgam o conhecimento.
A interação daquela época podia durar meses ou até anos, hoje, em milésimos de seguntos podemos ter, nas palavras de Hugh Hewitt, uma infestação.

A palavra que talvez devessemos refletir - infestação.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Mauricio

Hoje, por conta de um bloqueio do adsl que me impede de postar comentários em alguns tipos de sites, engrenei uma conversa por email com a Miriam.
No papo, derivado de uma postagem minha que alguns estão amando e outros odiando, falamos muito sobre blogs e sobre o que é blogar.

Isso me fez lembrar uma série de coisas da minha vivência e, também, da minha pesquisa sobre blogs. E uma delas vem bem a propósito na saudação de um novo blog. É a de entender o ato de blogar como uma narrativa de si mesmo, um movimento de metacognição onde o outro, aquele que nos lê, é parte imnportante e necessária deste processo de ressignificação.

É isso que me vêm, também, ao ler os arquivos do meu blog. E, neste espírito, desejo uma boa blogagem para ti este espaço que está começando.

E, para não perder o hábito de trazer o diálogo, o debate para a conversa, aponto que os blogs não começaram em 1999. (Falo dos weblogs em geral, não sei se quisestes te referir apenas aos editados por softwares próprios, tipo o blogger)

Pois, em 1999 surgiu o blogger e o EditThis Page (Manila), os primeiros aplicativos para blogs.

Os blogs, porém, já existiam desde 1992 (ou antes, Tim Berners Lee) ou 1993 (Winer). Em geral estas duas datas são as mais consideradas como o início dos blogs.

Agora, é possível pensar os registros das cavernas como uma espécie de blogagem ancestral. Afinal eram a forma possível de fazer registros cronológicos naquele tempo.


Se quiseres, te indico alguns links sobre isso.

abraços!